Minha mãe, diz a santa Teresa ... Vinícius de Moraes


Minha mãe, diz a santa Teresa que quando eu morrer
Eu quero ir para o céu.
Fala com são Francisco também, providencia
Conta minha infância, quando como o tempo
Em que você falava com a gente uma porção de histórias
São Francisco é meu amigo, ele compreende
Santa Teresa é boazinha, ela sabe
Diz a eles que eu cantava antes de falar, que eu mentia
Que tinha visto Nossa Senhora para os garotos da Ilha e eles acreditavam
Para são Francisco você adota o tom simples
Para santa Teresa você adota o tom franco
Vai logo dizendo, fala que eu já li o Inferno de Dante
Que eu já sei como é e como já sei não preciso mais ir
Eles compreendem, eles são bonzinhos
Eles sabem que você está exagerando mas dão o desconto
Para são Francisco diz que eu sei cantar e que eu sou poeta
Para santa Teresa diz que eu sei umas anedotas de padre
Que a gente pode ficar conversando os três
Dando miolo de pão aos passarinhos
Fazendo improviso e graça com são Tomás de Aquino
Se for preciso diz francamente que eu não presto
Mas que eu quero ir pro céu
Que o purgatório é muito úmido, e o inferno
Tem Lucrécia e uma porção de mulheres para mexer comigo
Diz que eu rne comporto, que eu só quero
É estar com eles falando poesia
Discutindo Rimbaud e tocando violão em noite de lua cheia
Não diz que eu sou formado, nem que eu sou laureado
Nem que vim pra Oxford, nem que trabalhei para o governo
Diz só que eu não quero perder minha poesia nem minha tristeza
Que eu quero ver meu amigo Rainer Maria Rilke
Que eu quero ficar deitado pensando enquanto eles rezam.


Um comentário: